terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cabelos: Tudo sobre PH.

Oi galera! Hoje eu estava na farmácia depois que saí da faculdade - pra variar, sou #alouca das farmácias hahahahaha- e uma moça estava comprando uns produtinhos pro cabelo, e ficou uns 20 minutos tentando entender o rótulo e comentou comigo isso, que não entendia o que quer dizer aquelas palavras  e que tinha que vir mais explicado isso nas embalagens...
Bom, pensando nisso, vim trazer algumas explicações pra vocês sobre o assunto e hoje será pH =)

pH é a sigla para Potencial Hidrogênico. Ele mostra a relação que existe entre o hidrogênio e determina a concentração de íons de hidrogênio numa solução. Indica se o meio é ácido, neutro ou básico (Alcalino).

pH ácido: contém maior íons de Hidrogênio.
pH Básico ou alcalino: contém menor quantidade de íons de Hidrogênio.

Pra conhecer o pH, temos uma escala que vai do 0 até o 14:




No meio da tabela temos o 7, que é o Ph Neutro. Do 0 a 6,9 ácido e de 7,1 ao 14 é considerado alcalino (ou básico). O pH é uma escala logarítmica, ou seja aumenta 10 vezes a cada unidade. Sendo assim o um pH 7 é 10 vezes maior que o pH 6.
Bom, para cada região do corpo há um pH diferente. 
O pH do nosso estômago é em torno 0,9 a 2,0; o da nossa pele é em torno 4,5 a 5,8 ; o dos cabelos é em torno de  4,2 a 5,8. E por aí vai.

O pH capilar e do couro cabeludo gira em torno de 4,5 à 5. Tanto para a Cosmetologia como para a Dermatologia, é primordial ter em conta as variações o pH cutâneo, pois pode ser fundamental para a boa tolerância dos produtos cosmetológicos.


O pH natural para a queratina do cabelo, o que faz com que as cutículas fiquem planas e alinhadas é em torno de 4 (condicionadores).




Acima, a primeira foto mostra um fio danificado, com as cutículas abertas. Já na segunda foto, é um fio saudável, com as cutículas fechadas e alinhadas.

Quando utilizamos produtos de pH muito ácido(1,2) assim como produtos com pH muito alcalino(acima de 10) ocorre um "inchamento" do cabelo, pois as cutículas se abrem. O córtex fica mais exposto(menos protegido pelas cutículas) e dessa forma são efetuados os alisamentos, permanentes e colorações. Quando ocorre este processo dizemos que aumentou a porosidade do cabelo.

E quanto à porosidade capilar podemos encontrar:


* Cabelos porosos: cutículas abertas – absorção maior;
* Cabelos normais: cutículas semi-abertas – absorção seletiva; e
* Cabelos impermeáveis: cutículas fechadas – absorção dificultada.



Shampoos anti-resíduos geralmente possuem o pH entorno de 8. Ele abre as cutículas, facilitando a absorção dos ativos.  Porém, não é pra sair usando loucamente ele hein galera, o recomendado é de 15 dias a 1x por mês!

Pessoas que fazem uso de progressiva, botox, etc., devem evitar o uso do anti-resíduos, pois como ele abre as cutículas, o produto vai sair mais rápido. O ideal pra quem faz esses tratamentos, são Shampoos com pH 5 ou 6.

Os condicionadores, máscaras, leave-ins, possuem o pH mais baixo que os shampoo's, para selar as cutículas.

Pra começo de conversa tá bom né?

Espero que tenham curtido!



Nenhum comentário:

Postar um comentário